quinta-feira, 15 de março de 2012




As Conchambranças de Ariano


As Conchambranças de Ariano são duas histórias extraídas da cultura popular e também utilizadas por Ariano Suassuna em “A Pena e a Lei”, que trata de conchavos para resolver questões embaraçosas e hilárias a contento da personagem chave. Conchambrança é uma corruptela de conchamblança, que significa conchavo, ajuste, combinação. Cada ato funciona como uma pequena peça independente costurados pelo narrador proporcionando a unicidade do título.

Reeditando  o uso da cultura popular para dar vida ás personagens  como: cantorias,  mamulengo e  cordel presente  na obra de Ariano a “Cia de Teatro além da Cena” cria contornos burlescos da commédia Dell arte, que ao mesmo tempo em que diverte discute questões sociais e morais. Diante de um Cristo, como em O Auto da Compadecida, a tragédia é diluída pelo cômico e analisa o comportamento do homem diante do divino. Fiel a sua herança medieval, revisita o teatro católico ibérico que crê no milagre e auto-sacramento e no profano da comedia italiana.

A história se passa em Taperoá, pequena cidade pernambucana, onde vive Benedito, um negro esperto e apaixonado por Marieta, mulher cobiçada da região. Para casar com Marieta, Benedito tem que eliminar seus concorrentes mais perigosos: Cabo Rosinha e Vicente Borrote. E neste enredo de conchambranças, outros personagens vão se juntando a trama, como um padre surdo; Pedro um caminhoneiro galanteador; João, o poeta. Tudo orquestrado por Cheiroso, dono do mamulengo que conduz as personagens. 
A Companhia de Teatro Além da Cena surgiu em Vitória da Conquista, no início de maio de 2011, e vem conquistando cada vez mais o respeito e admiração do público das diversas faixa etárias.

Serviço:
Apresentação 31 de março - Sábado às 20h
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima

Um comentário: